Donate

Acesso à Justiça Practicum

Version in English

Versión en Español

Inscreva-se aqui

Durante o segundo ano do programa de Acesso à Justiça Practicum, este ano, no Brasil o/a bolsista selecionada/o irá desenvolver estudos junto ao Women in Law Mentoring Brazil (WLM), parte do capítulo Women in the Profession (WIP) no Brasil. Por meio do Practicum, o/a bolsista selecionada/o realizará pesquisas jurídicas sobre a legislação, regulamentos e políticas vigentes para garantir o acesso à justiça e enfrentar a discriminação contra mulheres negras.

Por que é necessário desenvolver este projeto voltado a interesses públicos e justiça social no Brasil?

Apesar de pessoas negras serem mais de 50% da população no Brasil, muitas mulheres negras ainda sofrem discriminação. No sistema judiciário, 62% das mulheres condenadas e presas, são negras. No mercado de trabalho, enquanto a diferença salarial entre homens e mulheres em geral é de 30%, mulheres negras recebem aproximadamente 60% menos que homens brancos. Por fim, com a recente alteração da Lei do Crime Racial através da Lei Federal no. 14.532/2023 e tipificação do crime de injúria racial, o tema recebe maior visibilidade.

No que consiste o projeto e como ele será implementado?

O objetivo do projeto é que um/a jovem advogado/a realize pesquisas jurídicas na legislação, regulamentos e políticas em vigor que garantem o acesso à justiça e abordam a discriminação contra mulheres afrodescendentes ou pretas. O/a trainee usará a pesquisa para realizar uma análise jurídica qualitativa com a comunidade jurídica no Brasil para identificar os desafios ao acesso à justiça para as mulheres que se declaram pretas. O/a trainee também apoiará a organização e produção de conteúdo de um grupo de trabalho de mulheres advogadas analisando esses desafios. O/a trainee também pode se conectar com instituições pro bono e sem fins lucrativos no Brasil para desenvolver a pesquisa do tema e de questões de maior demanda, e também para obtenção de dados qualitativos sobre o assunto.

O/a trainee organizará uma série de mesas redondas com a comunidade jurídica para apresentar as principais conclusões e sugerir esforços de acompanhamento para melhorar o acesso à justiça, em conformidade com os dados qualitativos coletados das instituições pro bono e sem fins lucrativos relacionadas ao assunto. O/a trainee também produzirá um relatório incluindo os resultados da pesquisa, principais descobertas e recomendações.

Por que o Women in Law Mentoring é o parceiro ideal para realizar esse trabalho?

O WLM faz parte do grupo do Women in the Profession há vários anos, e seu time está ansioso para colaborar nessa nova frente, pois complementa o propósito de promover a liderança feminina no meio jurídico.

O WLM tem um grupo de estudos chamado “Esperança Garcia” (em homenagem à primeira advogada negra do Brasil) com foco na interseção entre raça e gênero. Nos últimos 3 anos, o WLM deu vários passos no sentido de entender e buscar aumentar o número de advogadas que negras tanto na associação WLM quanto no programa de mentoria.

Aplicar

REQUISITOS PARA TORNAR-SE UM/A TRAINEE

As pessoas que desejam aplicar para o programa de trainee devem atender aos seguintes requisitos de elegibilidade:

  • Graduação (já concluída) em direito em faculdade no Brasil, com formatura nos anos de 2021-2023
  • Interesse na área jurídica ligada a temas de interesse público e justiça social, particularmente nas questões relacionadas com o projeto específico.
  • Conhecimento/Interesse sobre o tema do projeto de seu país.
  • Excelente escrita e pesquisa jurídica em português (não é necessário conhecimento de outros idiomas)
  • Forte comunicação oral
  • Capacidade de construir relacionamentos externos com inteligência emocional e comunicação persuasiva.
  • Envolvimento prévio com o WLM será um diferencial.
  • Capacidade de trabalhar em equipe com colegas e parceiros de diversas origens e de colaboração em grupos virtuais
  • Sólido conhecimento e habilidade com ferramentas tecnológicas e redes sociais.
  • As organizações participantes querem com este programa não apenas fomentar temas de acesso a justiça, mas também valorizar a diversidade em todas suas acepções. Assim, há especial interesse em candidatas/os negras/os como prioridade para esta vaga
See What's New
September 2023

Access to Justice Practicum Returns with Second Cohort from Brazil, Chile and Peru

Link here
May 2022

Vance Center Trains on Public Interest Law

Link here